Corredor Verde




Histórico do Projeto do Corredor Verde com Ciclovia no canteiro central
da Avenida Cruzeiro do Sul (sob o elevado do Metro).

Associação Portal de Santana, que busca requalificar a “Santana de baixo” protocolou um ofício (TID 7859210) ao subprefeito em 20 de julho de 2011 solicitando, entre outras providências, uma praça na Rua Paineira do Campo (conquistada em maio de 2012) e que a prefeitura fizesse um concurso publico para arquitetos e urbanistas sugerirem projetos para o local, em parceria com a FAU (USP) e o IAB.

Mas em 04 de setembro de 2012, sem qualquer consulta aos moradores e comerciantes, iniciou-se um processo de gradeamento, que visava basicamente o “saneamento social” (expulsão dos moradores de rua), mas que na visão da sociedade civil local iria desqualificar ainda mais, tanto comercial como socialmente, esta região tradicionalmente esquecida pelo poder público.

Esta área está estrategicamente localizada no eixo Norte-Sul da cidade, a pouco mais de três quilômetros do Marco Zero – por onde passam mais de meio milhão de pessoas diariamente, e que em suas imediações estavam localizados o maior terminal rodoviário da América Latina, dois dos maiores centros de exposições do país, o maior hotel do Brasil e o sexto maior aeroporto em pousos e decolagens (dentre vários outros pontos de destaque, como grandes Universidades e empresas).

Com trechos previstos de cerca de 300 metros contínuos de grades, esta obra – parceria entre a OSCIP Energia Vital, a Subprefeitura Santana-Tucuruvi e o Metro (que apenas forneceu as grades), não possuía sequer placa indicativa dos valores, prazos, responsáveis, etc. Posteriormente se descobriu que existia um Termo de Cooperação entre os três, ao qual ninguém até hoje teve acesso.

Em 20.set.12, durante a primeira reunião do Plano de Bairro de Santana organizada pelo Movimento Santana VIVA - com a presença da FECOMERCIO, SENAC, Marillac, EMEFM Derville Allegretti, ACSP-Distrital Norte, Associação dos Moradores de Santana e Vila Bianca, Rede Social Zona Norte, assessores parlamentares, imprensa, profissionais liberais, comerciantes e moradores, os presentes resolveram acatar a proposta de Jorge Ifraim de que em lugar do gradeamento se implantasse um Corredor Verde com ciclovia, para-ciclos, bicicletários, pista de caminhada, flores, equipamentos de ginástica, esculturas, câmeras de segurança, iluminação que valorizasse os grafites do MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana), policiamento feito pela GCM de bicicleta, etc.

E que não era racional se investir tanto dinheiro para que o Metro passasse numa via elevada – e simplesmente se gradear embaixo, deixando sem uso uma área de cerca de 18.000 m2. Estas grades seriam “uma cicatriz no tecido urbano, dividindo Santana em duas partes” segundo o autor da idéia.

Após uma primeira entrevista que foi ao ar ao vivo em 24.set.12 no Jornal do SBT Manhã (4 min.), o grupo começou a coletar apoios num abaixo-assinado (hoje com cerca de 1.200 assinaturas – incluindo 8 vereadores). Formalizaram apoio à idéia de se fazer algo similar com a intervenção feita no canteiro central da Av. Braz Leme também o vice-governador de São Paulo Guilherme Afif Domingos e o então Presidente do Metro Peter Walker.

O assunto foi destaque em vários outros órgãos da imprensa - matéria de página inteira no Jornal O Estado de São Paulo, duas páginas na revista “saopaulo” da Folha de SP, Metro NewsJornal da TV Gazeta e na imprensa local (“Blog Zona Norte”, portal “ZN na Linha”, “Aut NEWS”, “A Gazeta da Zona Norte”). Ficou durante dois dias na primeira página do Portal UOL. E recentemente novamente no “O Estado de São Paulo”.  E, mais recentemente, numa matéria comemorativa aos 460 anos de São Paulo que o jornal Bom Dia SP da REDE GLOBO fez..  Todas estas matérias estão no link http://santanaviva.blogspot.com.br/p/na-imprensa.html.

Uma matéria recente e importante saiu na edição de 12 de março de 2014 da revista Veja SP.
mostrando em sua história principal esta conquista de Santana para exemplificar como os Planos de Bairro ajudam os moradores a solucionarem problemas nas suas regiões.

E também foi tema prioritário de uma reunião do CADESst (10.out.12) e até do CADES Central (24.out.12) – que resolveu que deveria ser formado um Grupo de Trabalho (GT) com os diversos atores sociais da região. Esta resolução só foi concretizada na atual gestão (em 12/junho/13) – com a formalização do GT de Requalificação Urbanística da região do Portal de Santana no CADESst. Também foram protocolados ofícios na subprefeitura solicitando o Corredor Verde em 10.out.12 e em 23.jan.13 (TID 10165027).

A revitalização da área atende ao princípio da Justiça Social, equilibrando uma “mancha” de baixo IDH dentro da área central da capital.

Em sua edição de 03.maio.13, o jornal METRO News publicou matéria de meia página intitulada “População de Santana reivindica Corredor Verde” em sua página 8.

O gradeamento, que havia sido paralisado em 05.out.12, teve seu Termo de Cooperação com a Subprefeitura revogado em 12.dez.12 – ambos publicados do DOCSP.  Mas as grades instaladas só foram retiradas na madrugada de 29.mar.13 (Sexta-Feira Santa).

A idéia é que esta ciclovia se torne o tronco principal de um amplo Plano Cicloviário que o Plano de Bairro de Santana está propondo para a região (através da ciclovia existente da Av. Braz Leme até a Casa Verde, ao futuro prolongamento da Av. Cruzeiro do Sul até o Mandaqui e à ciclovia solicitada na Av. Ataliba Leonel/Luis Dumont Villares até o Tucuruvi), fazendo com que a bicicleta seja muito mais do que apenas uma opção de lazer aos fins de semana, e passe a ser um verdadeiro modal de transporte barato, saudável e sustentável, aliviando os congestionamentos da região.

Esta e outras sugestões do Movimento Santana VIVA foram formalizadas durante a audiência pública de revisão do Programa de Metas da atual Gestão Municipal no auditório da subprefeitura ST (ocorrida em 13.abr.13 - mais detalhes em  http://santanaviva.blogspot.com.br/2013/05/audiencia-publica-santana-tucuruvi.html) .

Trata-se de uma obra de alto impacto - meio ambiente, lazer, esportes, cultura, mitigação de enchentes, melhoria do micro-clima, mobilidade urbana, segurança, revitalização, etc. - e de custo relativamente baixo, pois os terrenos são públicos (não exigindo desapropriações e nem indenizações) e não existem construções a serem demolidas. E que irá requalificar toda esta área que é a principal porta de entrada da Zona Norte paulistana.

Em reunião de 20.jun.13, o projeto foi apresentado ao Presidente, Diretores e Conselheiros da Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo – e que o apoio foi unânime (inclusive da presidente regional da OAB presente). 

A implantação do primeiro trecho -  650 m  dos cerca de de 2 km solicitados, entre a Rua Cerqueira Leite / Coronel Antonio de Carvalho e Av. Ataliba Leonel -  teve início em outubro de 2013, e tinha sua conclusão prevista para a primeira quinzena de fevereiro de 2014. 

No dia 19 de julho de 2014 finalmente o primeiro trecho da obra foi inaugurado (650 metros dos cerca de 2 quilômetros solicitados). Estiveram presentes à cerimômia o Secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto, o subprefeito de Santana-Tucuruvi Carlos Candella, o gestor de relacionamento com a comunidade da CET Ricardo Pradas, a comandante da GCM na área Inspetora Paula, além de integrantes do Movimento Santana VIVA, assessores, lideranças, moradores, comerciantes, etc. 

A nossa luta vai continuar, para que o Corredor Verde com Ciclovia chegue até o final da Av. Cruzeiro do Sul, e que cosigamos ver implantados também os bicicletários e paraciclos, a iluminação artistica dos grafites do MAAU (compromisso do METRO), o policiamento por GCM de bicicleta, etc.

Uma vitória da CIDADANIA!!!


Secretário Jilmar Tatto com integrantes do Movimento Santana VIVA (19.07.14)​


Subprefeito Carlos Candella e Secretário Jilmar Tatto experientam a ciclovia.

Corredor Verde à noite - além de opção de lazer e mobilidade, também trouxe segurança ao local.



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Arte feita pelo designer Pedro Luiz  - membro da Associação Portal de Santana:




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Idéias da equipe de urbanistas que assessoram o vereador José Police Neto para a Ponte a Cruzeiro do Sul (um dos grandes "desafios técnicos" do projeto):



  


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Pré-Projeto elaborado pelo arquiteto Gilberto Cordeiro - membro da Associação Portal de Santana:




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Vejam uma arte que a curadoria do MAAU ((Museu Aberto de Arte Urbana) acabou de fazer à partir das idéias propostas pelo nosso Movimento pelo "Corredor Verde" na Av. Cruzeiro do Sul.
Eles souberam captar bem as nossas sugestões - e a imagem ficou excelente!
Parabéns, Binho Ribeiro e Chivitz, pela sensibilidade e competência!!!!





Jorge Ifraim - 10 de outubro de 2012





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