sábado, 13 de outubro de 2012

Reunião do CADESst - gradeamento X Corredor Verde





No dia 10 de outubro de 2012 aconteceu um momento histórico de afirmação do poder local durante a reunião do CADESst (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura da Santana-Tucuruvi). A Sociedade Civil se mobilizou contra uma obra idealizada e implementada de maneira autoritária, e que causaria um grande mal ao local e à sua população: o gradeamento do canteiro central da Av. Cruzeiro
do Sul.
Esta Intervenção no espaço público tem uma clara finalidade de “saneamento social” – tirar os moradores de rua que dormem e por vezes fazem fogueiras nas colunas do Metro, podendo afetar as estruturas.
A medida, além de não resolver o problema causaria um grande dano à área, dificultando sobremaneira o trânsito de pedestres (estão previstos trechos com mais de 300 metros contínuos de grades), desvitalizando a avenida e seu entorno, desqualificando o comércio e agravando seus já enormes problemas sociais.
E ainda deixaria "encarcerados" os Grafites do MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo) - justamente nesta região que é considerada um dos berços desta arte em São Paulo. 
Uma imensa cicatriz no tecido urbano, dividindo Santana em duas.
Para que se gastar uma enorme quantia de recursos públicos para que o o Metro transitasse em uma via elevada, e apenas se gradear em baixo?
Não encontrar nenhuma alternativa melhor para uma área de cerca de 18.000 m2 em localização estratégica do quer cercá-la por grades definitivamente não pode ser classificado como boa administração pública...
A impressão que se fica é que quiseram "homenagear" os vinte anos da tragédia do Carandiru, completados em 02 de outubro, colocando grades em volta do mesmo...
Tudo decidido e articulado por membros da “pseudo-elite”, que agem como se estivéssemos na Ilhéus dos "coronéis" de um século atrás retratada por Jorge Amado em Gabriela.
Como disse o morador Eliseu Santoni, que afirmou ser contra o que chamou de "muro da vergonha": "Não devemos criar na região nem um gueto de Varsóvia nem uma faixa de Gaza".
A população reagiu rápido e em rede - organizou um blog - http://santanaviva.blogspot.com.br/. com manifesto, fotos, cobertura da imprensa, apoios de autoridades / mensagens, e um link para um abaixo-assinado (que já está com 890 adesões - incluindo 3 vereadores), mediado pela Associação Portal de Santana e apoiado pela Rede Social Zona Norte.
Em poucos dias conseguimos uma entrevista no Jornal do SBTManhã (24/set), uma matéria de página inteira no Caderno Cidades do Estadão (08/out) e diversas coberturas de outras mídias.
No dia  06 de outubro (uma sexta-feira) a obra foi intimada e paralisada pela subprefeitura por irregularidades. E imediatamente aqueles que tiveram seus interesses atingidos com tal fato reagiram com tentativas de intimidação e com uma "Nota de Esclarecimentos" enviada aos jornais com ofensas, calúnias e ataques pessoais.
Em lugar das horríveis grades, a comunidade quer um CORREDOR VERDE, entre as estações Tietê e Santana do Metro, com pista de caminhada, ciclovia, flores, equipamentos de ginástica, iluminação que valorize os grafites, segurança (inclusive câmeras de monitoramento), etc. Um espaço de conviver e bem viver...
Este projeto e sua ciclovia poderiam ser expandidos no sentido Norte numa 2a. fase até o final da Av. Cruzeiro do Sul - e, após seu prolongamento, se interligar com a ciclovia prevista para chegar até a Av. Eng Caetano Álvares. Para o sentido Centro, a ciclovia poderia chegar até a Av. do Estado (se resolvida a dificuldade técnica que seria transpassar a ponte sobre o rio Tietê).
Nesta reunião do CADESst, entregamos o abaixo-assinado (protocolo 60.52.00.060 de 10.out.12) ao subprefeito de Santana-Tucuruvi (José Giannoni), e ficou definido que ele constituirá um Grupo de Trabalho plural e representativo dos diversos segmentos envolvidos, para se estudar e implantar o projeto, conforme solicitado.
Importante: além do subprefeito, já conquistamos o apoio de autoridades públicas estratégicas, como o Presidente do METRO (Peter Walker), o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente (Eduardo Jorge) e o vereador e presidente da Câmara Municipal, José Police Neto - que esteve presente na reunião e muito contribuiu com suas idéias e colocações.
Na verdade, temos a consciência de estarmos vivendo um "case" de CIDADANIA, onde a sociedade civil autonomamente se organizou em prol de um objetivo comum - e caminha a passos largos para conquistá-lo!!!
Tenho orgulho de fazer parte ativa desta história!!!

Jorge Ifraim


Obs: coberturas jornalísticas sobre a reunião do CADESst de 10.out.12:

"Queremos mais ÁGORAS e menos grades!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário