quinta-feira, 23 de maio de 2013

FECOMÉRCIO - CDL elabora cartilha para Planos de Bairro (2a. reunião)


O Conselho de Desenvolvimento Local da FECOMERCIO-SP, presidido por Jorge Carlos Silveira Duarte, realizou seu segundo encontro com representantes da Sociedade Civil e autoridades públicas para construir uma metodologia de elaboração de Planos de Bairro. 
A ideia é que ao final seja editada uma cartilha que possa auxiliar as comunidades  a catalisar processos de desenvolvimento social locais.
Nesta ocasião, estiveram presentes o vereador José Police Neto e o subprefeito de Pinheiros - Angelo Filardo Jr.  Também estiveram representados os mandatos dos vereadores Ricardo Young , Floriano Pesaro e Nabil Bonduki, através de seus assessores Gil Scatena, Paulo Uehara e Gustavo Freiberg.


Jorge Ifraim fez a apresentação da Metodologia proposta pelo Movimento Santana VIVA, que está iniciando o Plano de Bairro do Distrito de Santana.
Disse que a ideia foi aproveitar as "lições aprendidas" e as "melhores práticas" dos processos de Plano de Bairro que se desenvolvem na capital paulista.
De PERUS foram utilizadas as ideias de um Grupo de Trabalho Técnico, formado por urbanistas e especialistas em Educação, Saúde, Segurança, Transportes, Cultura, Lazer, etc. para apoiar o trabalho dos cidadãos, a subdivisão da área do distrito em menores  - UAMs (Unidades Ambientais de Moradia), que farão seus encontros locais em Rede trazendo subsídios para os encontros gerais que se realizarão num auditório para 320 pessoas (Colégio Colégio Luíza de Marillac - primeiras 2a. feiras do mês às 19h) e a idéia de se ter futuramente um Projeto de Lei que formalize as propostas.


Do Plano de Bairro de Bela Vista, as reuniões em “World Café” para os encontros locais – divisão em subgrupos de 3 a 6 pessoas que discutem o tema, consensuam idéias e escolhem um membro para apresentar ao grupo. Depois que cada subgrupo apresenta, é consolidada uma posição geral daquele coletivo. 
Do Plano de Bairro de Vila Pompéia a utilização da Plataforma CIDADE DEMOCRÁTICA (http://www.cidadedemocratica.org.br/), que permite ao cidadão participar ativamente na apresentação de demandas, projetos, comentários, indicação de preferências, etc.- mesmo que de forma virtual


E falou da importância de estabelecer metas intermediárias e concentrar esforços em conquistá-las, celebrando com o grupo. Isto faz com que as pessoas se estimulem a continuar no processo e tragam mais participantes. No caso de Santana, citou uma praça que foi conquistada com a mobilização popular e um processo de gradeamento que ganhou a cobertura da grande imprensa paulistana e foi revertido. Agora avança o processo de se ter no local um Corredor Verde com ciclovia, que requalificará toda a área.


Em seguida Eduardo (SENAC) apresentou o processo do município de Itirapina, que se desenvolve há 3 anos.Informou que em 9.dez.11 foi feito um "Pacto para o desenvolvimento Local" - e que o prefeito atual da cidade incorporou vários itens em seu Plano de Governo. Comentou ações desenvolvidas em áreas como Turismo, Artesanato e Gastronomia. E o apoio conquistado junto ao empresário Pedro Paulo Diniz (Grupo Pão de Açúcar), que fez um aporte de R$ 175.000,00 no Projeto.
Maria Paula Puglisi Yoshihara (mediadora da Rede Social Bela Vista e assistente social do SENAC) mostrou o histórico do Plano de Bairro da Bela Vista, destacando a importância de se estabelecer relações de confiança no grupo e do cidadão se "apoderar" do mesmo , o que gera a sustentabilidade do Plano. Explicou as iniciativas "Apaixonados pelo Bixiga", "Se esta Praça fosse Minha", "Te encontro na Praça", e a caminhada fotográfica.


Salientou a importância dos diálogos comunitários para a formação de uma "governança". E falou da importância deste processo de Planejamento Local Comunitário, que independente de se transformar ou não num Plano de Bairro - tem uma enorme importância.
O subprefeito de Pinheiros Angelo Filardo Jr., que é arquiteto e urbanista, falou da agenda congestionada do primeiro semestre, em que se está se priorizando o tema Plano Diretor, que envolve diversas Audiência Públicas temáticas e regionais. E comentou da dificuldade de se se marcar limites em uma cidade como São Paulo. E citou 3 dimensões que impactam no caso de Pinheiros:
1. A enorme dimensão da subprefeitura, que pega a faixa oeste do espigão da Paulista dividida em 4 distritos, englobando áreas tão diferentes como Itaim e Brooklin.
2. O "estranhamento", que é uma oportunidade dos diferentes atores sociais do território chegarem num acordo pactuado.
3. A possibilidade de subdividir a área em "polígonos que se sobrepõem", formando camadas que se complementam.
O encontro teve então um momento de perguntas e reflexões muito profundas sobre o tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário